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O que é Coaching ?
Saber o que é coaching é uma questão fundamental para que você possa avaliar a sua real necessidade de passar por um processo de coaching.
O coaching é tão antigo quanto a própria humanidade. O filósofo Sócrates é reconhecido por muitos como o primeiro coach que se tem conhecimento. No século IV a.c. já dizia que a verdade está dentro de nós e por meio de seus diálogos com seus discípulos extraia as respostas que estava nos pensamentos deles.
De alguma forma coaching sempre existiu a começar com Sócrates, mas o coaching antes de ser conhecido como é hoje, era praticado sem técnica e estrutura.
Nos últimos anos o coaching vem sendo usado pelas organizações em geral, como processo de desenvolvimento e melhoria dos seus gestores, líderes, colaboradores e equipes alcançando assim melhores resultados, mas não somente as empresas estão se beneficiando, mas também as pessoas com as várias modalidades de coaching existentes no mercado.
O coaching pode ser definido como uma metodologia que atua fundamentalmente na maximização das competências comportamentais das pessoas com o objetivo de aumentarem a performance e ajudá-las a atingirem seus objetivos e metas. É um processo de transformação e aperfeiçoamento pessoal que permite mudanças rápidas e resultados positivos na vida das pessoas.
No campo do desenvolvimento pessoal, individual e profissional, o coaching atua prioritariamente na maximização das competências comportamentais, afim de, preparar, orientar, apoiar, incentivar as pessoas a atingirem suas metas na área desejadas da vida e/ou carreira, ou seja, aumentar a performance.
Já nas organizações o processo de coaching contribui para o desenvolvimento de uma “cultura coach” com ênfase na aprendizagem, na descentralização, na formação de equipes de alta performance, no desenvolvimento de lideranças e na mudança de comportamentos, através de uma visão sistêmica, que busca desenvolver as habilidades de gestão de negócios, de processos, do conhecimento e de pessoas.
Benefícios do Processo de Coaching
– Aumento da autoconfiança e da autoestima;
– Ação rumo à concretização de objetivos e metas;
– Melhoria nas relações interpessoais;
– Maior satisfação com o trabalho;
– Reconhecer e trabalhar com as tendências comportamentais
– Reconhecimento das competências e gaps a serem trabalhados;
– Identificar e trabalhar crenças limitadoras.
– Novas perspectivas sobre desafios pessoais e profissionais;
– Colocar em ação novos recursos internos;
– Reconhecimento e diminuição das interferências para alcance das metas;
– Elevação do nível de bem-estar subjetivo ( felicidade ).
Metodologia de Trabalho
A partir de uma primeira análise será apresentado ao coachee uma ideia clara do que vai acontecer durante o processo de coaching e o quanto o coachee está realmente comprometido em seu processo de desenvolvimento.
O Coaching é realizado incialmente em 10 sessões individuais e presenciais, com duração de 1 ½ hora cada e realizadas semanalmente ou quinzenalmente, de acordo com os objetivos e a disponibilidade do coachee.
O número de 10 sessões previstas para o desenvolvimento do trabalho é uma estimativa a ser definida durante a sessão elementar (primeira reunião) e caso necessário poderá ser aumentada se assim for verificada a necessidade durante o processo de coaching.
Para cada coachee será desenvolvido um PdC (processo de coaching) respeitando assim a particularidade de cada um dos coachees.
Entre as sessões o coachee terá tarefas ligadas ao trabalho que auxiliam a agilizar o processo de desenvolvimento. O coach estará à disposição do coachee para apoiá-lo e para esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir no cumprimento das tarefas.
Vale salientar que o processo de coaching requer comprometimento por parte do coachee. Caso o coach responsável não identifique o real desejo de mudança e engajamento no processo, o trabalho poderá ser interrompido de comum acordo entre o coach, o coachee e a empresa contratante.
A Ferramenta de Assessment – APC Profiler (metodologia DISC)
O APC Profiler é um moderno sistema de identificação de perfil profissional / comportamental, baseado na metodologia DISC, que fornece informações do perfil comportamental, tais como: sua forma de trabalho, fatores motivacionais, nível de adequação ao cargo, perfil profissional, potencial de trabalho, nível de estresse e outras informações.
Aplicação de Ferramenta – APC Profiler, preenchimento do questionário (eletrônico) e devolutiva na sessão de coaching, conhecendo o perfil comportamental e desenvolvendo o autoconhecimento.
sigilo:
- Os dados pessoais, assim como qualquer outro tipo de informação somente serão comunicados a terceiros com prévio consentimento do cliente / coachee.
- O cliente / coachee terá a confidencialidade garantida durante todo o processo do PdC ( processo de coaching
- No PdC (processo de coaching) que tenha envolvimento de terceiros ou organizações, serão pactuadas previamente o tipo de informação que poderá ser vinculada entre as partes.
o coach:
Flavio Schneider é coach, consultor, palestrante e professor da FGV. Formação HPC “High Perfomance Coaching HPC – Modalidades Self, Life e Professional “ e APC – Analista de Perfil Comportamental pela ISI INFINITY, é especialista, Pós Graduado em MBA Gestão Empresarial pela FGV, Pós Graduado em Administração de Empresas pela FAAP e Graduado em Engenharia de Produção pela IEEP, é Mestrando em Gestão e Políticas Universitárias para o Mercosul na Universidade Nacional Lomas de Zamora, Argentina.
O que não é coaching?
Se você está em dúvida sobre o que é coaching e precisa entender melhor quais os benefícios e porque deveria passar por um processo de coaching, é necessário também compreender o que não é coaching.
Coaching não é Consultoria:
Consultor é um especialista em determinada área, contratado para dar ou fornecer pareceres ou consultas técnicas, a respeito de um determinado assunto.
Coaching não é Mentoring:
Mentoring é geralmente traduzido como tutoria ou mentoria, ou seja, um tutor ou mentor, que assume o papel de guia ou conselheiro, e que tenha experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada. Mentor é geralmente um profissional da empresa, que com a sua experiência orienta outros funcionários com menos experiência e geralmente mais jovens.
Coaching não é Autoajuda:
A autoajuda é um conjunto de técnicas, orientações, informações ou práticas que se destinam à resolução de problemas de caráter psicológico através de livros, palestras e outros programas focados no desenvolvimento do indivíduo.
Coaching não é Psicoterapia:
A psicoterapia investiga na maior parte das vezes o passado. O coaching atua no momento atual, presente, com foco no futuro ( metas desejadas).
Ao contrário dos processos citados acima, o coaching é um método aliado ao progresso profissional e pessoal, no qual são aplicadas técnicas e ferramentas simples que auxiliam na clarificação e materialização dos comportamentos desejados. Esse método,facilita o desempenho, o aprendizado, e o desenvolvimento da pessoa por meio da autoconsciência trazendo a autoconfiança para a superação de obstáculos e desafios, aprimorando competências (DOWNEY,201)
Estes são as modalidades de coaching que serão oferecidas pela Visio
=> O Coaching Profissional ou Coaching de Carreira é uma modalidade focada na área profissional e em suas inter-relações com a área pessoal.
Este segmento de coaching tem como objetivo orientar e auxiliar tanto empregadores quanto colaboradores sobre a melhor forma para que estes possam definir objetivos e direção, traçar metas, alinhar seus valores para alcançar os resultados esperados objetivando o desenvolvimento profissional e da carreira.
Público Alvo: Profissionais e empreendedores que atuam em qualquer área e que buscam aprimorar suas competências e habilidades visando melhorar seus resultados dentro da empresa e também para profissionais em inicio ou em transição de carreira que necessitam desenvolver mudanças comportamentais para alavancarem ou alcançarem seus objetivos.
=> Coaching Executivo ou Business Coaching é uma modalidade focada no aprimoramento ou desenvolvimento de questões específicas do trabalho, sendo elas de gestão de conflitos, habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal, gestão de equipes e outras habilidades para o desenvolvimento de trabalho. O coaching executivo também auxilia a melhor compreensão dos líderes sobre si mesmos. De tal modo que eles possam explicitar seus pontos consolidados e ajudá-los de forma mais efetiva e intencional, desenvolvendo as necessidades identificadas e do potencial ainda não testado. Neste caso é feito um alinhamento da estratégia da empresa com identificação das competências dos executivos para que os resultados possam ser alcançados.
Público-alvo: Executivos e empreendedores que atuam em qualquer ramo de atividade e que necessitam ampliar suas competências e habilidades visando melhorar seus resultados para a organização e seus negócios.
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